Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

RELATO DE EXPERIÊNCIA “Linguagem Teatral na Educação Infantil” – Prof. Rafael Hiroshi.


No penúltimo encontro do Grupo Independente da Educação Física na Educação Infantil, o Prof. Rafael Hiroshi, que além de ser professor de Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis e ser aluno de Mestrado da UFSC, faz parte de um grupo de Teatro, compartilhou suas experiências tanto como docente quanto como ator.
O Prof. Rafael enfatizou o quanto o corpo, o movimento e a linguagem corporal consciente contribuem quando incorporados na linguagem teatral, nas vivências com as crianças, na Educação Física ou em qualquer outro momento de brincadeira e aprendizado.
O corpo inteiro “fala”, e nesta concepção de múltiplas linguagens as crianças se conectam com um mundo inteiro de descobertas e conhecimentos historicamente construídos se tornam algo possível de protagonizarem.
Ele também compartilhou experiências marcantes de sua docência trazendo relatos sobre dramatizações nas quais as crianças atuavam juntamente com os professores em peças construídas durante momentos de brincadeiras, histórias e outras vivências. Uma delas envolvia um barco/navio que saía pelo bairro conhecendo outros “mares”. Outra envolvia o boi de mamão no momento em que este num estado moribundo provoca um diálogo entre o cachorro e o urubu, que interagem num jogo teatral, essencialmente corporal. Neste diálogo corporal, os animais encaminham o desfecho do boi pela morte ou pela vida.
Quando as crianças atuam e compreendem a essência de quem e o que estão representando, elas não vestem apenas uma fantasia ou uma roupa diferente. O corpo inteiro comunica o ser daquele personagem”.
No encontro também foram proporcionados exercícios e jogos teatrais para que os professores presentes experimentassem a linguagem corporal teatral e se inspirassem para proposição de novas formas de planejamentos e condutas em seu exercício docente.
Para embasar e fundamentar suas práticas o Prof. Rafael citou várias obras do escritor, diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional Augusto Pinto Boal. Vale à pena conferir suas obras para imergir em uma nova forma de abordagem da Educação Física na Educação Infantil.
Dentre as principais obras consultadas e estudadas foram:
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
_______. Stop: C’est MagiqueRio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira: 1980. 
_______. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6 ed. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira: 1991.
_______. Arco-íris do Desejo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2006.
________. Jogos para atores e não-atores. 10 ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2007.
_______. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 
_______. Entrevista. Série Encontros com a Arte. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LWwzzDN2A1c&feature=related. Acesso em: 24 set. 2011.

Nenhum comentário: