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terça-feira, 14 de novembro de 2017

Educação Física e as Relações étnico Raciais: possíveis diálogos



    No dia 19 de setembro de 2017, a professora Catiuscia Schneider, integrante do Grupo Independente compartilhou com os demais membros do Grupo, seu relato de experiência abaixo descrito.


EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES 
ÉTNICO RACIAIS: possíveis diálogos.


Professora de Educação Física: Catiuscia Schneider


RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CULTURA INDÍGENA

Núcleo de Educação Infantil Campeche;



Crianças de um ano e um mês a cinco anos e
nove meses;
Propostas em torno do tema durante os
meses de agosto, setembro e primeira
quinzena de outubro;


Festa das Tradições;


Tema estipulado, em contrapartida a
necessidade de fortalecer a educação das
relações étnico-raciais.

Busca por aproximar as crianças da Cultura
Indígena, proporcionando o conhecimento de
elementos que a constituem como danças,
pintura corporal, instrumentos musicais,
brinquedos, jogos e brincadeiras;

Sites na internet, dificuldade de materiais
didáticos impressos;

Esforço para apresentar as brincadeiras e jogos
para as crianças de forma semelhante a
praticada nas tribos, trazendo nomes
específicos na língua indígena e elementos da
natureza que são utilizados em cada uma,
assim como na proposta de pintura corporal
trazendo o significado de algumas grafias.


Os jogos e brincadeiras:


Mangá Tobdaé


Jikunahati (futebol de
cabeça)


Rönkrän


Corrida da tora


Pinturas Corporais: Asuriní
e Guarani


AVENTURAS COM O CIPÓ


Aventuras com o cipó


A CULTURA AFRICANA

“Um pouquinho Daqui com um pouquinho de Lá:
práticas corporais afro brasileiras”


Projeto em desenvolvimento no Núcleo de
Educação Infantil Orisvaldina Silva e na Creche
Maria Nair de Silva;


Grupos 5 e 6 ;


O tema surge de uma intenção pessoal.


Iniciamos com uma história infantil que relata o
episódio de um pedido de presente inusitado de
uma princesinha negra;


Exposição de imagens relacionadas ao continente
africano;


Pinturas corporais


Confecção das máscaras africanas;


Vivência do Afrohouse;


Baile de máscaras;


Encontro com um estudante guinense.


BRINCADEIRAS DE DIFERENTES PAÍSES AFRICANOS


Problematização sobre a constituição afro
brasileira;

Confecção das abayomis.

Maculelê

Frevo

Algumas considerações


Troca cultural valiosa;

Desconstrução de estereótipos;

Outro olhar em relação aos indígenas e
africanos;

Trocas de experiências motivadoras
durante o processo;


Entendimento sobre o respeito ao outro.




REFERÊNCIAS:


http://www.jmpi2015.gov.br/modalidades/


http://www.mundopercussivo.com/estudos-e-pesquisas/conhecaosinst
rumentos/


https://www.youtube.com/watch?v=Uu3GiO2cp4g


https://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras


http://www.nossoclubinho.com.br/quatro-brincadeiras-das-criancas-ind
igenas/


http://clctg.blogspot.com.br/2011/05/brincadeiras-brinquedos-e-jogos.h
tml?m=1


http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2015/11/Apostila-Jogos-
infantis-africanos-e-afro-brasileiros.pdf


http://www.geledes.org.br/bonecas-abayomi-simbolo-de-resistencia-tra

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