Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Relato do dia 01 de Julho de 2014 – Formação Continuada de Professores da Rede de Florianópolis

No dia 01 de julho de 2014, às 08:00 horas, teve início o Encontro da Formação Continuada dos Professores de Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. O encontro contou com a presença de aproximadamente trinta professores, bem como de dois bolsistas da UFSC.  O encontro contou com a presença do professor Jaison Bassani e teve como pauta principal a continuação da temática da aprendizagem e do desenvolvimento infantil com base no documentário visto no encontro anterior (06 de maio) chamado Babies. Uma especial atenção foi destinada a questões antropológicas. Houve também discussões sobre relações entre Ciências Naturais e Sociais, que parecem se encontrar e se complementar.
            Inicialmente o professor Jaison relembrou o conteúdo do documentário Babies e a partir dele acrescentou elementos teóricos para interpretarmos a aprendizagem e o desenvolvimento na prática pedagógica. Após isso e a apresentação de concepções de Aprendizagem e desenvolvimento, o professor Jaison questionou os professores com as seguintes questões:
·       De onde provém minha concepção de aprendizagem?
·       De onde provém minha concepção de desenvolvimento?
·       De que modo estes conceitos são considerados em minha prática pedagógica? Nas escolhas que faço ao organizar o momento de Educação Física, bem como os demais momentos de educação do corpo na Educação Infantil?
Prosseguindo, fez mais três perguntas acerca dos conceitos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
  1. São processos idênticos?
  2. São processos independentes?
  3. São processos diferentes e relacionados?
A partir dessas indagações, Jaison acrescentou que essas relações devem trazer elementos reflexivos e inovadores para a prática pedagógica. Para melhor entendimento da estrutura apresentada, foi destacado que os ciclos históricos evolutivos das Ciências Naturais e Sociais percorrem caminhos da seguinte forma:


DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM


Avançando com base na perspectiva em questão, foi destacado que as estruturas internas x meio ambiente exterior, possibilitam uma reflexão que alimenta as práticas pedagógicas no sentido de que: “O ser humano não é natural, pois adapta o meio às suas necessidades, e não o contrário.” Um exemplo vivo dessa perspectiva é a construção de cidades.
Em seguida, o professor perguntou qual seria a característica que diferenciava o ser humano dos demais animais, a resposta veio de imediato, “o pensamento”. Os meios e as formas de pensar não são originados pela natureza, mas sim, pelos contatos e convívios sociais, e a comunicação e a linguagem possuem significados, verbalizados ou não (linguagem corporal e outras), que expressam e transmitem valores e promovem formas de convívios em sociedade. Complementarmente, o falar, o pensar e o andar, fazem parte do processo de desenvolvimento comum em diversas culturas e foram relacionadas as quatro diferentes vivências do filme.
Entrando nas Ciências Sociais, a primeira área mencionada foi a Psicologia (pergunta nº 1), momento em que foi apresentada nos slides a perspectiva segundo a qual o processo de desenvolvimento e aprendizagem acontece de forma idêntica. Algumas teorias behavioristas como a de Pavlov, Skinner etc. foram lembradas de forma resumida, segundo eles os estímulos e respostas dependem de recompensas, sejam elas positivas ou negativas. Elas seriam mensuráveis, pelas condutas manifestas dos indivíduos observados.
Já como processos independentes (pergunmta nº 2), ficou destacado que os estágios das crianças envolvidas nas atividades pedagógicas deve ser respeitado da forma mais individualizada possível. Ou seja, para que a aprendizagem realmente ocorra, e não prejudique o desenvolvimento, é conveniente que as fases e condições dos sujeitos proporcionem elementos comportamentais para os professores subsidiarem seus métodos e realizarem suas ações e condutas. Nesse slide, o trecho enfatizado foi de que os ciclos de desenvolvimento, na maioria das vezes, antecedem os ciclos da aprendizagem.
Os processos diferentes e relacionados (pergunta nº 3) afirmam que o desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes, porém articulados entre si, numa relação dialética: a aprendizagem influencia o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento influencia a aprendizagem. A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas a organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento, ou ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem.
Por fim, o Professor Jaison indicou que fosse assistido o vídeo “O corpo humano – parte III”. O link foi repassado por email aos professores que estão no cadastro de e-mails do Grupo Independente.

As atividades foram encerradas aproximadamente às 12 horas.

Referência:

VAZ, Alexandre F.; RICHTER, Ana C.; BASSANI, Jaison. J. Aprendizagem e Desenvolvimento. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. 56 slides: color. Slides gerados a partir do software Power Point.

Nenhum comentário: